Tempo - Tutiempo.net

Feira como rota de ferrovia de transporte de cargas

Em reunião promovida nesta segunda-feira, 1º de julho,pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o prefeito José Ronaldo juntamente com alguns secretários municipais, e do diretor da Proferr Ferrovias, Cezar Dias, foi apresentado o projeto do governo federal que visa a construção de uma ferrovia para o transporte de cargas que ligará o estado da Bahia até a cidade de Ipojuca, em Pernambuco. A ferrovia vai passar pelos estados de Sergipe e Alagoas. E Feira de Santana integra também o projeto.
Essa foi a primeira reunião com vistas a debater as contribuições e informações acerca dos estudos preliminares que buscarão disciplinar as condições em que dará a concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre Feira e Ipojuca. O próximo encontro será em Recife.
A engenheira civil da ANTT, Juliane Bortoleto, apresentou o projeto mostrando três opções de trajeto: o primeiro próximo ao litoral, o segundo intermediário e o terceiro mais interiorano. Ela afirmou que a terceira opção ganhou destaque por conta do menor custo. “Foram realizados diversos estudos para viabilidade do projeto, bem como seu impacto ambiental”, afirmou. Segundo a engenheira civil, o programa busca expandir a capacidade de malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa de logística e reduzir os custos dos fretes.
Os investimentos serão na ordem de R$ 10 a R$ 12 bilhões. O gestor demonstrou interesse pela iniciativa que, segundo ele, trará benefícios para cidade.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS