Tempo - Tutiempo.net

Feira de Santana tem reconhecimento com a implantação da UNAMACS

Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável

Feira de Santana sai na frente entre os municípios baianos como a terceira cidade do Brasil a implantar a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS). “Um avanço para o município que tem se preocupado, através de demonstrações claras, com as questões ambientais”, considera o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sérgio Barradas Carneiro.

Ao tomar conhecimento da implantação da Universidade Aberta, o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, em vídeo, parabenizou a administração municipal “pelo ato progressista ao criar a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável”.

Gilberto Natalini falou sobre o sucesso da UMAPAZ, criada há 15 anos na cidade de São Paulo, observado que esse também será o futuro da UNAMACS, ao pontuar que ao longo desse período, teve uma importante contribuição na área de educação ambiental e da cultura da paz, atingindo um público de mais de 100 mil pessoas, somente nos últimos cinco meses, através de cursos, debates, reuniões e visitações.

“Estou à disposição para ajudar nas parcerias entre São Paulo e Feira de Santana para avançar os conceitos e as ações concretas de sustentabilidade. O meio ambiente é importante para a sobrevivência humana. O meio ambiente é a principal causa hoje da humanidade. Por isso, estamos emanados nesta causa”, afirmou Gilberto Natalini.

Universidade livre

Longe da formalidade das instituições de ensino superior, que requer a aprovação do Ministério da Educação para o seu funcionamento, com estrutura administrativa e financeira, a Universidade Aberta do Meio Ambiente é o espaço livre para a troca de conhecimentos.

Com a sua criação, autorizada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na última terça-feira, 6, durante as comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fortalece as ações socioambientais que já vêm sendo desenvolvidas na cidade.

A Universidade Aberta do Meio Ambiente, departamento de Educação Ambiental, vai funcionar no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, conjunto Feira VII, onde serão ministrados cursos, palestras, formação e capacitação de pessoas para a convivência socioambiental, sustentável e pacífica. Será um espaço de disseminação e troca de informações, conhecimentos e experiências sobre a educação ambiental.

Secom

 

OUTRAS NOTÍCIAS