Tempo - Tutiempo.net

INDIOS PATAXÓS DO EXTREMO SUL DA BAHIA ESTÃO VENDENDO ARTESANATO NA EXPOFEIRA

Índios Pataxós de Porto Seguro artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Pintados a caráter, cinco índios da tribo Pataxó, de Porto Seguro, sul do estado, se juntaram aos vendedores de artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, e pretendem comerciar até o próximo domingo (10/09/2017), quando a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana será encerrada.

Na banca comandada por eles, pode ser encontrada a tradicional e bela arte indígena, produzida pelos próprios guerreiros, como cocares, arcos e flechas, entre outros objetos. “O artesanato é um dos nossos pontos culturais mais fortes”, diz Winatan Pataxó.

O grupo, que participou da Exporural, em Salvador, deve retornar à aldeia natal em novembro, quando é encerrado o circuito de exposições e outras mostras que acontecem em todo o estado. “É muito interessante mostrar a nossa cultura para as pessoas”, afirmou Xohan Pataxó.

Os corpos pintados chamam a atenção dos transeuntes. Todos os dias eles tiram dezenas de selfies. Dizem que não se incomodam com a curiosidade das pessoas. Eles estão no Parque de Exposição João Martins da Silva pela primeira vez.

Carlos Augusto

OUTRAS NOTÍCIAS