Tempo - Tutiempo.net

Intensificado o transplante de árvores nas obras do BRT

Árvores transplantadas

As obras de implantação do BRT avançam em Feira de Santana com o transplante de árvores de trechos da avenida Maria Quitéria para reservas ambientais. A medida possibilita celeridade da execução dos serviços nesta área da cidade.

Conforme o encarregado pela operação, Antônio José Xavier, até o momento mais de 40 árvores já foram transplantadas, do canteiro central da avenida Maria Quitéria, trecho entre o cruzamento com a avenida Getúlio Vargas em direção à avenida Presidente Dutra, com destino ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.

A adoção da medida pelo Governo Municipal garante a preservação das árvores, que estão sendo replantadas em outras localidades da cidade. Além disso, a Prefeitura também está promovendo o plantio de árvores em diversas outras ruas e avenidas como medida de compensação ambiental. No planejamento atual, a cada árvore transplantada, outras dez estão sendo plantadas.

Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, todas as árvores vivas retiradas dos locais das obras do BRT foram transplantadas. Apenas três, que já estavam mortas, foram retiradas de forma definitiva.

“É uma ação técnica bastante delicada, pois estamos lidando com vida. Reduzimos a copa das árvores para fazer o transplante. Depois de um tempo ela volta a criar copas novas e viver com qualidade. Nosso objetivo é cuidar para todas sobreviverem”, destacou o diretor.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS