Tempo - Tutiempo.net

Jovens mantêm a tradição do secular Reisado de São Vicente

Município de Feira de Santana

O tradicional Reisado de São Vicente

O colorido e histórico estandarte do Reisado de São Vicente, o abre alas das festividades, está pronto para ganhar as ruas, levado por um grupo de jovens e adultos não apenas animados, mas dispostos a manter acesa, viva, a tradição secular do distrito de Tiquaruçu. A apresentação vai começar às 16h deste domingo.

As irmãs Edvânia e Fernanda Lima, sambistas do Reisado desde a recriação do grupo, há três anos – ao todo são 22 pessoas, filhas de antiga sambistas Maria Crispina Lima, estão encarregadas dos enfeites finais do estandarte.

“O que realmente nos interessa é manter a tradição. Afinal, Tiquaruçu sem o seu reisado não é Tiquaruçu”, diz Edvânia.

Fernanda informa que o grupo foi espontaneamente formado com o objetivo de não deixar que a tradição tão cara para os moradores locais morresse.

“Estamos vivos e queremos continuar assim, mas o desafio é grande. É uma luta que não acaba nunca”.

As arrecadações mantêm o grupo. Os recursos disponíveis, que não são muitos, são cuidadosamente aplicados.

Distrito e reisado estão umbilicalmente ligados – um é tão antigo quanto o outro. Até os anos 40, o local era chamado de São Vicente. Mas nem os moradores mais antigos sabem quais os motivos reais que motivaram a troca de nome.

O santo é o padroeiro local. E uma placa na igreja que o homenageia informa que Maria Quitéria foi batizada naquele templo.

Maria Crispina diz que não gostaria de ver o grupo morrer e sente orgulho das suas filhas por continuarem lutando para que a tradição se mantenha.

“O Reisado de São Vicente é a coisa mais bonita de se ver. Todo mundo gosta”.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS