Tempo - Tutiempo.net

Panificadores discutiram alternativas para crise do setor

Auditório do CDL ficou lotado.

Reduzir desperdícios, eficientizar a produção, inovar em tecnologia e modernizar a administração são recursos que devem ser adotados pelos panificadores para enfrentar a crise no mercado nacional e garantir a sobrevivência da empresa.

As estratégias foram discutidas na manhã deste domingo, 12, durante o Encontro Baiano de Panificadores, realizado no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Feira de Santana.

O evento é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Panificação em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

A iniciativa visou divulgar para a categoria “as novidades mais quentes da categoria”, visando aquecer as vendas e atrair novos clientes.

O gestor do Projeto Indústria do Sebrae, Luiz Eduardo de Moraes Xavier, observa que a iniciativa também é uma oportunidade para divulgar para os panificadores o que o Sesi, Senai, Sebrae e o Instituto Tecnológico de Panificação, de Belo Horizonte (MG) têm a oferecer para modernizarem seus empreendimentos e torná-los mais competitivos.

“São orientações visando atender à legislação (do setor), qualidade dos produtos melhoria na qualidade de gestão e de custos, tornando-os mais competitivos para sobreviverem à crise”, frisou.

Além da crise financeira, os panificadores também enfrentam a competitividade imposta por supermercados e lanchonetes, que atualmente também vendem pães e outros produtos de panificação.

Para os panificadores, a oportunidade foi de crescimento. O panificador Vitor Flamel, da Panificadora Vitor, ressaltou a importância da adoção de pequenas mudanças nas empresas e a necessidade dos panificadores participarem do Programa de Panificação (Propan) visando a profissionalização do segmento.

Representante do Sesi, Cristiane Mota, destacou as missões da entidade à qual representa e os serviços oferecidos visando fortalecer a indústria da panificação.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS