Tempo - Tutiempo.net

Polícia Federal alerta sobre segurança na Micareta 2014

Representantes de órgãos e entidades que compõem a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) já definiram as ações voltadas para a segurança no circuito da Micareta 2014, que ocorre no período de 24 a 27 de abril. A pauta foi debatida na manhã desta quinta-feira, 27, durante reunião no auditório da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

 

Dentre as deliberações, a Polícia Federal alertou para a proibição dos camarotes e blocos contratarem seguranças irregulares. Representante da PF, Ulysses Tourinho solicitou que as empresas contratantes entreguem cópias dos contratos firmados com empresas de segurança, no máximo até três dias antes da festa, para que o órgão federal verifique se a prestadora de serviço está autorizada a realizar a segurança. “Quem contratar serviço irregular vai ter os seguranças retirados e o funcionamento interrompido”, afirmou.     

 

Já o presidente do Conselho Municipal de Prevenção e Defesa Civil, Jader Amaral, observou que neste primeiro momento está sendo promovido um trabalho educativo, alertando sobre as normas de segurança, e, posteriormente, um trabalho repressivo para quem descumprir as regras.

 

A questão da poluição sonora também foi discutida. O técnico de segurança do trabalho e representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Sérgio Aras, ressaltou os limites sonoros permitidos no circuito da festa e alertou que a fiscalização será mantida no restante da cidade.

 

A adoção de medidas de segurança para montagem e desmontagem dos camarotes, horários para acesso de veículos fiscalizados para terem acesso ao circuito da Micareta e o fechamento dos acessos com portões também foi abordado pelo superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior. Ele informou que este ano a novidade será a utilização de barreiras de concreto, com peso superior a 600 kg, para impedir a passagem de veículos em locais de concentração dos foliões.

 

Enquanto isso, o representante da PM, major Mello Neto, frisou a necessidade de integração de todos para maior eficácia no sistema de segurança durante a Micareta. Informou que a instituição está empenhada para garantir a segurança dos foliões e alertou também para a necessidade de adoção de medidas preventivas

 

Fonte: As informações são da Secom PMFS/ Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS