Tempo - Tutiempo.net

A extrema fragilidade do mercado de trabalho

Desemprego aumenta

Vamos a uma leitura um pouco mais detalhada sobre os indicadores de desemprego.

 A População em Idade de Trabalho é de 174.6 milhões de pessoas.

Desse total, 95,4 milhões, ou 54,7%  compõem a População Economicamente Ativa (PEA), aquelas entre 10 e 65 anos em condições de trabalhar.

Na Força de Trabalho houve uma diminuição de 10,6 milhões em relação a fevereiro, início da pandemia..

81,7 milhões de pessoas, ou 85,5% da PEA, estavam empregadas. Mas 13,8 milhões, ou 14,5% da PEA, estavam desempregados. Em apenas um mês, portanto, o contingente de desempregados aumentou em 1.4 milhão de pessoas.

Além dos 13,8 milhões de desempregados, outros 79.1 milhões  = 13,2 milhões a mais do que em julho – estavam fora da força de trabalho, isto é, sem trabalhar nem procurar emprego.

Se juntar desempregados e fora da força de trabalho, são 92,8 milhões de pessoas, um aumento de 14,7  milhões de pessoas em relação a fevereiro.

A composição do emprego
Na comparação com fevereiro, percebe-se que em apenas dois setores houve equilíbrio no emprego: na agricultura o número de empregos baixou de 8,4 milhões para 8,2 milhões e na administração pública, com os números ficando em 16,2 milhões.

Nos demais setores, o emprego caiu. A maior queda foi no comércio, com 2,7 milhões a menos de emprego. Mas também Alojamento e Alimentação com menos 1,9 milhão e outras.

Um dado relevante é o aumento expressivo no número de desalentados na economia – aqueles que, por alguma razão, nem se animam a procurar emprego. Saltou de 4,2 para 5,4 milhões de fevereiro a agosto.

A subocupação também deu um salto expressivo. Por subocupação entenda-se aqueles que trabalham em bicos, em apenas um pedaço do dia, por falta de oportunidades. Saltaram de 23.5 milhões para 30,2 milhões

Por tudo isso, a recuperação da economia via emprego será difícil. Nas últimas semanas, houve alguma recuperação em alguns setores da indústria, mas em número insuficiente para uma reversão mínima do mercado.

Luís Nassif

OUTRAS NOTÍCIAS