Tempo - Tutiempo.net

“Bolsonaro foi o ponto mais baixo da história do Brasil”, diz Paulo Nogueira Batista

No programa Brasil Agora da TV 247, o economista Paulo Nogueira Batista trouxe uma análise sobre a atual conjuntura política do Brasil.

Durante a entrevista, Batista destacou diversos pontos relevantes, incluindo sua visão sobre o governo atual e as movimentações da direita tradicional.

Para Batista, a gestão de Bolsonaro representou “o ponto mais baixo da história do Brasil”, destacando a fragilidade institucional e a ascensão da extrema direita.

Ele também apontou que a direita tradicional, ao recorrer a figuras caricatas, demonstra sua falta de alternativas eficazes.

Sobre o cenário político, ao abordar a postura da direita tradicional, Batista mencionou que seu principal objetivo é a construção de uma terceira via, buscando alianças que possam conter tanto a extrema direita quanto mais um governo Lula.

O economista enfatizou que o retorno de Aécio Neves ao PSDB evidencia a perda de força dessa direita, ressaltando a dificuldade de renovação e de apresentação de novas lideranças.

Batista também abordou questões relacionadas à Petrobras e à mídia corporativa, enfatizando a necessidade de recuperar o poder público na estatal e criticando o papel da mídia como um “puxadinho do mercado financeiro”.

Ele também criticou a privatização da Eletrobras, classificando-a como escandalosa, e destacou os esforços do governo para recuperar o controle público da Petrobras.

Finalizando, o economista observou que Lula mantém uma estratégia de não confrontação, optando por uma abordagem mais gradual e de alianças, mas destaca que Lula já percebeu Bolsonaro como seu maior adversário e está ciente da polarização que permeia o cenário político atual:

“O presidente Lula já sabe que Bolsonaro é seu maior adversário”

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS