Tempo - Tutiempo.net

Elon Musk comemora eleição de Milei e prevê tempos de “prosperidade para a Argentina”

Elon Musk e Milei

Além do bilionário Elon Musk, quem também manifestou satisfação com a vitória de Milei foi o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ele compartilhou uma foto de Milei com uma bandeira americana Gandsen, símbolo de uma das milícias americanas ligada à extrema direita

O bilionário Elon Musk enalteceu a vitória do extremista de direita Javier Milei, eleito no 2º turno presidente da Argentina, neste domingo (19). “A prosperidade está à frente da Argentina”, escreveu Musk no X (antigo Twitter). O post foi compartilhado pelo próprio Milei.

Em sua plataforma, a Truth Social, Donald Trump disse que o “mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.

Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos, parabenizou Javier Milei pela sua vitória nas eleições argentinas de domingo (19).

“Aplaudimos o robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina”, completou.

“Esperamos trabalhar com o Presidente eleito Milei e o seu governo em prioridades partilhadas que beneficiem os povos de ambos os países, incluindo a proteção dos direitos humanos e da democracia, a resposta às alterações climáticas e o investimento na classe média”.

Lula também se manifestou. “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada (…) Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.

Mao Ning, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores: “Pequim deseja trabalhar com a Argentina para prosseguir a amizade entre os dois países e para uma cooperação em que todos ganham.

A China sempre deu muita importância ao desenvolvimento das relações entre China e Argentina, em uma perspectiva estratégica e de longo prazo”.

Dmitri Feoktistov, embaixador da Rússia na Argentina: “A futura administração tem um grande trabalho pela frente para superar os problemas sociais e econômicos, fortalecer a unidade da sociedade, aumentar o papel e o peso da Argentina nos assuntos internacionais. Esperamos que o curso de adesão à multipolaridade, a política externa independente e a firme proteção dos interesses nacionais recebam maior desenvolvimento”.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS