Tempo - Tutiempo.net

Gelo brotando em árvore? Mistério intriga agricultores no Ceará

Gelo brotando em árvores no Ceará

Uma situação inusitada impressionou moradores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

O aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado. Isso acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.

Segundo moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água.

O fenômeno aguçou a curiosidade dos agricultores da região, que se questiona se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.

Espuma misteriosa em árvore é uma proteção usada pela cigarra e não traz nenhuma ameaça para as pessoas e para a planta.

O professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o “gelo” é, na verdade, um fenômeno natural, explicado sem necessidade de tocar em assuntos místicos ou alienígenas.

A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, explica o professor.

O especialista acrescenta que essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.

“A quantidade desse material é muito pequeno para trazer algum mal para a árvore. Não traz nenhum mal para o galho, não precisa podar, muito pelo contrário, é muito importante deixar porque as cigarram têm um papel muito importante na ecologia”, explicou.

 Gioras Xerez,

OUTRAS NOTÍCIAS