Tempo - Tutiempo.net

Homens armados invadem programa de TV no Equador e fazem refém ao vivo (vídeo)

Televisão no Equador é invadida por homens armados

Na terça-feira (9) um grupo de homens fortemente armados invadiu o canal TC Televisión em Guayaquil, Equador, durante uma transmissão ao vivo. As imagens capturaram o momento em que vários indivíduos encapuzados renderam produtores e jornalistas da referida emissora.

A Polícia Nacional do Equador informou que cercou o local, e o jornal “El Universo” afirma que agentes de polícia entraram no prédio. Os homens mantêm pessoas como reféns e houve disparos dentro do estúdio, segundo o site de uma outra TV, a “Ecuavisa”.

Segundo o jornal “El Universo”, um artefato explosivo foi colocado na recepção do canal e há indicações que mais de 10 pessoas entraram no canal foram ao estúdio do programa El Noticiero, que estava sendo transmitido ao vivo. O Estado do Equador é o sócio controlador da TC Televisión.

O Equador vive uma crise de segurança há dois dias. O presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou estado de exceção na segunda-feira (9), depois da fuga da prisão de um criminoso conhecido como Fito, chefe do grupo Los Choneros. O Ministério Público acusa funcionários do próprio presídio de terem facilitado a fuga.

Noboa, de 36 anos, é o presidente mais jovem do Equador e chegou ao poder com a promessa de atacar com firmeza os grupos de traficantes, ligados a cartéis colombianos e mexicanos.

Daniel Noboa é considerado um político de ‘centro-direita’. Mayra Goulart, professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada (Lappcom) explica que, na questão da segurança pública, fundamental nas eleições do Equador, “a solução que Noboa oferece é muito clássica da direita, que é o aumento do punitivismo”.

“Noboa tem uma ideia ousada de separar os presos mais perigosos, colocando-os em barcos no mar”.

Para a pesquisadora, o novo presidente do Equador só se separa da direita nas pautas de costumes, que não têm viés conservador na sua plataforma de campanha.

Daniel Noboa pertence à terceira geração de uma família de empresários multimilionários de Guayaquil. Seu avô, Luis Noboa Naranjo (1916-1994), fundou a Exportadora Bananera Noboa e chegou a ser considerado o homem mais rico do Equador.

O pai de Daniel, Álvaro Noboa Pontón (Guayaquil, 1950), expandiu o negócio da família para além das bananas, passando a controlar uma rede multinacional de empresas sob a bandeira do Grupo Noboa.

O sucesso econômico do clã foi várias vezes afetado por alegações de evasão fiscal e exploração laboral.

Com informações do Jornal El Universo e Lappcom

OUTRAS NOTÍCIAS