Tempo - Tutiempo.net

Mais de 4 bilhões de pessoas vão às urnas em 2024: como as eleições devem impactar o mundo?

Preparem-se para as eleições de 2024

Dos Estados Unidos à Rússia, da África do Sul à Índia, mais da metade da  população mundial vai às urnas em 2024 para as eleições presidenciais e parlamentares em mais de 50 países.

Em muitos, novas forças políticas podem surgir. Outros devem manter os atuais governantes, enquanto em países como a Ucrânia o processo eleitoral está em xeque.

Como o mundo deve ser afetado pelos resultados eleitorais ao redor do globo é uma das principais dúvidas para o ano que acabou de começar.

O professor de teoria da história da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Iuri Clavak destacou ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, apresentado pelos jornalistas Melina Saad e Marcelo Castilho, que a eleição dos Estados Unidos, por conta das incertezas e da possibilidade de retorno do ex-presidente Donald Trump ao poder, é uma das que vai causar maior impacto ao planeta.

Além de atuar junto à Ucrânia frente à operação militar especial russa com recursos financeiros e ajuda militar, apesar das dissidências internas que reduzem cada vez mais o apoio, o governo norte-americano é o principal aliado de Israel na guerra contra o Hamas, que já deixou quase 22 mil palestinos mortos na Faixa de Gaza.

“O que acontece nos Estados Unidos afeta o mundo todo. Então eu diria que os holofotes de todos os outros países vão estar voltados para as eleições [norte-americanas], com essa questão também se o Trump vai poder concorrer ou não”, resume.

Para o especialista, o presidente democrata Joe Biden chega mais enfraquecido para a corrida presidencial quando comparado a 2020, ano em que venceu Trump.

“Foi uma eleição popular e mexeu bastante com o país, uma grande parte do eleitorado não votou e fez campanha para Biden, que teve uma vitória apertada. Mas, ao longo do mandato, tenho a impressão de que ele se mostrou um pouco tíbio e com pouco poder de decisão.

A questão da idade também pesa, porque há a questão da imagem […]”, pontua.

Biden enfrenta baixa popularidade
Além disso, o envolvimento em conflitos ao redor do mundo ajudou a desgastar a popularidade em meio aos diversos problemas internos do país, como a inflação e o aumento da dívida pública — a aprovação do democrata é de apenas 40%.

“Tanto o Trump quanto o Biden, ou democratas e republicanos, respondem a uma estrutura de poder que está por trás das decisões.

Eles apenas encaminham esses interesses, e tenho visto muito a questão da queda da taxa de lucro global. Guerras esporádicas são boas para o complexo industrial militar. É terrível para as pessoas, só que para o lucro de grandes empresas é muito bom”, acrescenta.

Já impedido de participar das prévias no estado do Colorado, acusado de ter estimulado o ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021, o ex-presidente Donald Trump tem presença no pleito ainda incerta, e a decisão final deve vir da Suprema Corte do país.

Apesar disso, o professor de relações internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (Inest-UFF) Thomas Ferdinand Heye disse ao Mundioka que é difícil uma interferência da principal instância judiciária norte-americana no processo eleitoral.

“Há várias ações jurídicas contra Trump que poderiam levá-lo até a não poder tomar posse ou se tornar inelegível, impedindo sua candidatura. Mas a grande questão é até que ponto o Judiciário americano quer interferir no processo eleitoral.

O estado do Colorado já decidiu que ele não pode ser candidato lá, mas ainda é incerto saber se a iniciativa que encheu muita gente de esperança vai colar”, afirma.

Putin vai disputar reeleição na Rússia
Prevista para março deste ano, bem antes da eleição norte-americana, que acontece só em novembro, a Rússia terá o presidente Vladimir Putin disputando a reeleição.

Apesar das sanções vividas pelo país por conta da operação militar especial russa, que tiveram o efeito contrário ao esperado, Iuri Clavak acredita que Putin está fortalecido.

“O presidente ganhou fôlego e está muito mais forte por conta dos acontecimentos na Ucrânia, então imagino que ele vai levar [a vitória no país]”, diz.

Também neste ano estavam previstas as eleições na Ucrânia, mas o presidente Vladimir Zelensky defende o adiamento por conta do conflito.

Diante das derrotas da contraofensiva e de diversas denúncias de corrupção, o governo atual enfrenta forte oposição no país, inclusive de generais das Forças Armadas.

“Acredito que ele esticou muito a corda para vir mais ajuda norte-americana e europeia, e parece que está cessando.

Chegam menos recursos, armas de terceira mão, e tem toda a questão na Palestina que tirou de cena a Ucrânia, o que é ruim para ele […].

O Zelensky foi eleito como antipolítico, era um comediante, mas em um país em conflito tudo isso muda”, argumenta.

Qual é a maior democracia do mundo?
Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a maior democracia do mundo também vai às urnas este ano: a Índia, que superou em 2023 o índice populacional da China.

O professor Thomas Ferdinand Heye descreve o pleito indiano como um dos mais “fascinantes” por conta do contingente de eleitores.

No poder desde 2014, o primeiro-ministro Narendra Modi é considerado pelo especialista um dos responsáveis pelo crescimento econômico do país, o que deve ajudar o seu partido nas eleições.

“É um político populista e hipernacionalista, mas que mostrou que a Índia tem espaço na mesa das grandes potências.

E, em termos de recursos de poder, hoje, tranquilamente pode sentar do lado de uma Inglaterra ou de uma França e se sentir muito confortável.

Ou seja, em 2024, a gente vai ter esse mundo, que antes era unipolar, se transformando cada vez mais em multipolar”, defende.

O principal opositor de Modi no país é Rahul Gandhi, que já reuniu uma mega-aliança para enfrentar o atual governo.

Será uma eleição mis do que interessante para a consolidação de poder.

Lucas Morais

OUTRAS NOTÍCIAS