Tempo - Tutiempo.net

Obesidade mórbida: Moradora de Feira de Santana faz apelo e consegue tratamento

À esquerda, Adizaite com 100 kg; à direita, com 240 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Adizaite Gomes, de 30 anos, pesa 240 kg e fez apelo para conseguir cirurgia bariátrica. Por causa do excesso de peso. a mulher tem dificuldades para andar e dormir, além de ter hipertensão e diabetes.

Adizaite ficou muito emocionada ao chegar em um hospital da cidade para colher o sangue na última quinta-feira (3). Como tem problemas para andar, a ex-tatuadora não saiu do carro e uma técnica de enfermagem foi até o veículo. Foram poucos minutos para o início de uma nova fase da vida. “Estou emocionada. Estou feliz”, relata Adizaite Gomes.

Adizaite Gomes é de Fortaleza, mas há uma ano mora em Feira de Santana. Ela mudou de cidade para trabalhar como tatuadora e deixou dois filhos no Ceará.

Durante esse tempo, ela sentiu falta das crianças e começou a engordar. Desempregada, atualmente Adizaite Gomes mora de favor no bairro Pedra do Descanso. Há meses ela não sai de casa.

A amiga e vizinha da ex-tatuadora, Ana Lúcia Batista, já conseguiu marcar todos os exames por meio da secretaria municipal de Saúde, para início do tratamento contra obesidade mórbida. “O que eu posso eu tenho feito. Ela estava passando muita necessidade financeira. Eu corri atrás, consegui cesta básica para ela”, revela Ana Lúcia Batista.

De acordo com a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, os exames podem ser feitos no município, mas os procedimentos cirúrgicos só são realizados em Salvador. “Ela vai retirar uma ficha e vai levar para o endocrinologista preencher. Depois de preenchida, ela tem que ir ao Cedeba (Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia), em Salvador, que é onde tem o núcleo de obesidade. Lá ela vai fazer uma triagem, vai fazer o agendamento para o endocrinologista e o nutricionista do próprio Cedeba”, relata.

Adizaite Gomes está confiante que vai conseguir emagrecer e voltar a fazer atividades simples do dia a dia. “Caminhar, chegar na minha igreja a pé e agradecer a Deus de joelhos”, conta emocionada.

G1 BA/TV Subaé

OUTRAS NOTÍCIAS