Tempo - Tutiempo.net

Relatório da Defesa sobre urnas é “capítulo vergonhoso na história das Forças Armadas”, dizem ministros do STF

Ministério da Defesa

O relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas eletrônicas não surpreendeu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo Bela Megale, do jornal O Globo.

O documento produzido pela pasta apontou suposto “risco à segurança” do processo eleitoral, mas não conseguiu comprovar a existência de fraude na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

Para ministros do Supremo, o relatório é um “capítulo vergonhoso na história das Forças Armadas”.

“Um magistrado afirmou à coluna que o Ministério da Defesa ‘se desmoraliza’ com o parecer e ‘o jogo de cena’ que fez em torno da fiscalização das urnas”, relata a jornalista.

“Uma ala do STF e TSE minimizou o potencial do documento de exaltar os ânimos dos apoiadores de Bolsonaro, já que o texto não aponta fraudes.

Outra ala avalia que, mesmo assim, o material pode ser um ‘pretexto’ do presidente para inflamar seus apoiadores”, diz a reportagem.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, publicou nota na quarta-feira (9) após a divulgação do relatório.

Ele afirmou que o TSE recebeu “com satisfação” o documento, que “não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência” no processo eleitoral.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS