Tempo - Tutiempo.net

Tempestade derruba postes, alaga ruas e castiga protesto golpista em Brasília

Temporal em Brasília, foto de momento

Uma tempestade que começou a cair em Brasília (DF) às 12h dispersou os atos golpistas que estavam planejados para ocorrer neste 15 de novembro.

Os manifestantes circulavam por uma extensa área entre o Eixo Monumental e o Quartel General.

Antes da chuva, os manifestantes faziam churrasco em vários pontos.

Também havia banheiros químicos e caixinhas de doação para manter o acampamento.

Na altura da avenida em frente à sede do QG, um grupo gritava constantemente “Forças Armadas salvem o país” e seguravam plaquinhas escritas “BrazilWasStolen”, que é “O Brasil foi roubado” em inglês.

Após o temporal, os manifestantes se abrigaram debaixo de tendas. Isso acabou dividindo o protesto, que foi rapidamente se dispersando, conforme a intensidade da chuva foi aumentando.

Pequenos grupos de manifestantes mantiveram algum tipo de protesto debaixo das tendas, com gritos de palavras de ordem e cantando o hino nacional.

Muitos manifestantes falavam entre si sobre teorias sem provas de que as urnas teriam sido fraudadas e de que seria possível uma intervenção militar.

Por conta do alto fluxo de pessoas no local, houve muita instabilidade no sinal de internet. Alguns manifestantes defendiam erroneamente que isso seria por conta de supostos bloqueadores de celular colocados pelas autoridades para atrapalhar o protesto.

Houve muito congestionamento na região durante a manhã e início da tarde. Caravanas com ônibus de diversas regiões do Brasil estavam estacionadas na beira das avenidas.

Monitoramento nos grupos bolsonaristas do Telegram mostrou que a maioria das pessoas recebeu dinheiro e comida para viajar. As caravanas foram organizadas e financiadas por empresários que apoiam Jair Bolsonaro.

Desde segunda-feira (14), Brasília está sob alerta amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão para os próximos dias é de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, com possibilidade de raios e queda de granizo.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS