Tempo - Tutiempo.net

TSE determina remoção de tuítes de Bolsonaro com fake news que associam Lula ao PCC

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que três tuítes de Jair Bolsonaro (PL) associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) sejam apagados das redes sociais.

A decisão do TSE, proferida nesta quinta-feira (1), derrubou uma decisão anterior da ministra Maria Claudia Bucchianeri que havia considerado que o conteúdo não era falso por se basear em material jornalístico e que, por isso, não deveria ser removido.

Nesta quinta-feira, porém, os ministros do TSE entenderam que o conteúdo feria os limites da liberdade de expressão, além de atentar contra a honra de Lula.

Na decisão, que teve seis votos favoráveis e um contrário, os magistrados também impuseram o pagamento de multa a ser aplicada em caso de descumprimento da decisão judicial.

Ainda segundo a reportagem, a maioria dos ministros seguiu o posicionamento do ministro Ricardo Lewandowski, que votou de forma contrária ao posicionamento de Bucchianeri.

Em seu voto, o  presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que “não é possível uso da liberdade de expressão como liberdade de agressão”.

Ainda segundo ele, “a questão não é só a inverdade, a mentira, mas o desvirtuamento da finalidade da divulgação.

Foi uma notícia que saiu na mídia tradicional, que também pode cometer fake news”.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS