Tempo - Tutiempo.net

ATENTADO TERRORISTA EM SÃO PETERSBURGO DEIXA ONZE MORTOS

Mortos no atentado do metrô de São Petersburgo

Atentado a bomba atingiu o metrô de São Petersburgo, na Rússia, nesta segunda-feira (3), deixando pelo menos 11 mortos e mais de 30 feridos, segundo autoridades do país.

Ela ocorreu às 14h40 locais (8h40 de Brasília) enquanto o trem se movia da estação Tekhnologichesky Institut para a Sennaya Ploshchad, de acordo com relatos de testemunhas.

Danos provocados pela explosão

O Comitê Antiterrorismo também confirmou que desativou que desativou uma outra bomba encontrada na estação de metrô Ploshchad Vosstaniya, e todas as 67 estações de metrô da cidade foram fechadas.

O premiê russo, Dmitry Medvedev, afirmou no Facebook que a explosão foi um “atentado terrorista”.

A investigação foi aberta por ato terrorista”, indicou o Comitê de Investigação russo em um comunicado, acrescentando que os investigadores vão examinar “todas as outras eventuais pistas”.

Antes, o presidente Vladimir Putin, que nasceu em São Petersburgo, havia dito que as causas da explosão não estavam claras, mas que considerava a possibilidade de terrorismo.

Putin também expressou condolências após o ataque. “Naturalmente, sempre analisamos todas as possibilidades: acidental, criminal e, claro, de caráter terrorista”, afirmou. “Veremos, a investigação dará em breve uma resposta sobre o que ocorreu.

Faremos o máximo para esclarecer os fatores que tornaram possível esse ataque terrorista e para evitar novos casos no futuro”, afirmou o procurador-geral russo, Aleksandr Kurennoi, em entrevista à emissora Vesti-24.

A autoria do atentado não é sabida. Militantes chechenos são os “culpados usuais” por atentados em território russo, mas não está descartada uma ação do Estado Islâmico, tendo em vista as operações militares russas na Síria.

A Rússia emitiu mandados de buscas para duas pessoas pelo suposto envolvimento na explosão, disse uma fonte da área de segurança à agência de notícias Interfax.

EFE

vídeo

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS