Tempo - Tutiempo.net

A 3ª Guerra Mundial já começou, afirma analista geopolítico russo

3ª Guerra Mundial já começou

A Terceira Guerra Mundial já está em pleno curso, afirmou Fyodor Lukyanov.

Para o especialista, que é diretor de pesquisa do Clube Valdai de Discussões Internacionais, a retomada de antigas rivalidades e a falta de meios internacionais para a resolução de conflitos marcam a atual derrocada da ordem mundial, e mais embates ainda estão por vir.

Para Lukyanov, que é também presidente do think thank Conselho de Política Externa e de Defesa (SVOP, na sigla em russo) e editor-chefe da revista Russia in Global Affairs, a nova escalada no Oriente Médio, o impasse entre Ucrânia e Rússia e as hostilidades em Nagorno-Karabakh são exemplos de confrontos que compõem a nova guerra mundial.

Essa série de conflitos, em sua visão, diferem significativamente das duas guerras mundiais do século XX, uma vez que as armas nucleares ainda servem como forças de dissuasão.

“Esperamos instintivamente que a guerra comece tal como a Grande Guerra ou a Segunda Guerra Mundial.

Mas essas guerras provavelmente não acontecerão mais — afinal, existem armas nucleares, que ainda dissuadem muitos atores.”

Lukyanov também afirma que a escalada no Oriente Médio não será a última a acontecer nessa nova perspectiva, prevendo que a falência das organizações internacionais não conseguiram impedir o surgimento e o reacendimento de antigos conflitos regionais.

“A ordem internacional está em colapso”, disse.

“Era uma ordem desagradável, baseada no medo da destruição mútua, mas administrável.

As guerras no Oriente Médio já eclodiram antes, mas a URSS e os EUA intervieram e extinguiram-nas até o próximo conflito. Agora não vejo nenhum mecanismo capaz de criar um acordo temporário”, disse Lukyanov.

OUTRAS NOTÍCIAS