Se o Ocidente entregar caças F-16 à Ucrânia, a Força Aeroespacial da Rússia pode destruí-los da noite para o dia, disse em entrevista à Sky News o analista militar Sean Bell.
De acordo com ele, Kiev precisa de uma Força Aérea moderna, não de um “esquadrão de aeronaves F-16 de segunda mão”, que não são nem sustentáveis nem confiáveis contra caças russos modernos e furtivos.
“A Força Aeroespacial da Rússia poderia dizimar um pequeno número de F-16 obsoletos, destruindo assim a capacidade incipiente de poder aéreo da Ucrânia quase de noite para o dia e encorajando os militares russos”, destacou o analista militar.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov disse em entrevista à RT no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPEIF, na sigla em inglês) que se caças F-16 voarem sobre a Ucrânia e criarem ameaça à Rússia, haverá uma resposta técnico-militar.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Ucrânia havia afirmado que Kiev precisa de 48 caças F-16 para alcançar as suas fronteiras de 1991. Conforme foi relatado em Washington, o treinamento de pilotos ucranianos para operar esses aviões começaria “nas próximas semanas ou meses”.
Sputnik
O analista acredita que a Rússia ainda concluiu essa guerra, porque não deseja destruir a Ucrânia, mas se o Ocidente e os EUA continuarem alimentando a guerra com armamentos, vai chegar um ponto que a Rússia se sentindo ameaçada, fato que ainda não aconteceu, em menos de 30 dias ela elimina todas as condições da Ucrânia continuar lutando, vai acontecer irremediavelmente um banho de sangue.
cljornal com informações de analistas.