Tempo - Tutiempo.net

Chegou a hora de entender que a Ucrânia não pode recuperar territórios, diz colunista alemão

BANDEIRA DA ALEMANHA, UCRNIA E UNIÃO EUROPEIA

Os países ocidentais não conseguirão fazer a Ucrânia recuperar as fronteiras de 1991 mesmo com todas as economias ocidentais trabalhando em prol do setor militar, sugere um jornal alemão.

Os aliados ocidentais de Kiev devem reconhecer a realidade da zona de conflito na Ucrânia e mudar o formato das discussões sobre as possíveis opções para encerrar o conflito, escreveu no domingo (14) um jornalista do Berliner Zeitung.

“Depois de quase 780 dias de combates, é hora de entender a realidade do que está acontecendo”, escreveu Thomas Fasbender.

Segundo ele, a preparação de qualquer operação ofensiva exigiria do lado ucraniano várias centenas de milhares de soldados experientes, além de uma disponibilidade de reservas significativas de equipamentos, armas e munição.

O jornalista chamou assim de “ilusório” o objetivo proclamado por Kiev de alcançar as fronteiras de 1991, mesmo que toda a economia dos países ocidentais, aliados de Kiev, seja convertida para fins militares.

Diante desse fato, o autor do artigo argumentou que a Alemanha e os políticos ocidentais deveriam reconsiderar sua atitude em relação à admissibilidade de várias opções para resolver o conflito.

“Na Alemanha, os mesmos clichés são reproduzidos o tempo todo: ‘A Rússia não tem o direito de vencer. A Ucrânia não pode perder’. Ela tem. Deve perder. Como se a Alemanha tivesse o direito de votar. Você está interessado na realidade?”, questionou Fasbender.

Por causa disso, o colunista instou a comunidade política ocidental a responder adequadamente às realidades em transformação, sem abandonar as discussões sobre a construção de um novo formato de ordem mundial.

SPUTNIK

OUTRAS NOTÍCIAS