Tempo - Tutiempo.net

Contraofensiva ucraniana está sofrendo revés por Kiev colocar tropas em lugares errados

Exército ucraniano perdido no próprio território

A contraofensiva da Ucrânia está passando por dificuldades porque algumas das melhores tropas de Kiev estão “nos lugares errados”, escreve o The New York Times, citando altos funcionários dos EUA e Reino Unido na condição de anonimato.

O principal objetivo de Kiev é chegar ao mar de Azov, a fim de separar a península da Crimeia do território da Rússia continental.

De acordo com o jornal, atualmente a Ucrânia tem mais tropas na frente oriental, em Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana) do que no Sul, setor “estrategicamente muito mais significativo”.

“Os planejadores americanos aconselham a Ucrânia a se concentrar no front em direção a Melitopol […] e em ultrapassar os campos minados russos e outras defesas, mesmo que os ucranianos percam mais soldados e equipamentos no processo”, afirma o The New York Times.

O Ministério da Defesa da Rússia estima que a Ucrânia tenha perdido 45.000 militares e mais de 5.000 veículos nos últimos dois meses de combate, sem ter conseguido penetrar as linhas de defesa russas.

“Somente com uma mudança de tática e uma mudança radical se pode mudar o ritmo da contraofensiva”, disse um funcionário dos EUA ao jornal.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS