Tempo - Tutiempo.net

EUA estão perdendo controle sobre o mundo, diz mídia britânica

Joe Biden

Os EUA estão gradualmente perdendo o controle sobre a ordem mundial em transformação, acredita o colunista do jornal britânico Express James Lee.

Segundo salientou o autor, os EUA ainda possuem a maior economia e o maior Exército no mundo. Contudo, os especialistas estão seguros de que na política internacional está soprando um vento de mudança, já que outros países estão ganhando força, desejando retirar Washington de seu pedestal.

“Não há dúvidas de que a China se tornará a próxima superpotência e provavelmente abane o planeta ao estabelecer uma nova ordem mundial bipolar que não é vista desde os tempos da Guerra Fria”, afirma Lee.

Conforme o colunista britânico, os Estados Unidos estão perdendo a sua influência, enquanto o fato de Washington não ter conseguido resolver a questão ucraniana com Moscou através de meios diplomáticos serve como uma demonstração disso.

Os EUA também estão perdendo seu controle no Oriente Médio, deixando um vácuo que está sendo preenchido por adversários de Washington, salienta o jornalista.

Para concluir, James Lee lembra que em tempos difíceis a liderança é chave para manter o poder.

Contudo, o atual chefe da Casa Branca, segundo Lee, não possui prestígio, enquanto sua reputação não tem nada a ver com a dos seus antecessores.

Para confirmar tal análise o ex-secretário de Estado dos EUA diz que seu país está ‘à beira da guerra’ com Rússia e China

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS