O Ministério da Defesa da Rússia informou que as forças russas eliminaram um depósito de mísseis de cruzeiro Storm Shadow e munições com urânio empobrecido da Ucrânia, após um ataque de alta precisão.
Na direção de Krasny Liman, as forças russas frustraram outros dois ataques ucranianos, resultando na perda de 50 combatentes ucranianos.
Enquanto isso, na direção de Donetsk, mais seis ataques ucranianos foram repelidos, com a eliminação de até 255 militares ucranianos.
Na madrugada desta segunda-feira (18), os ataques de precisão das forças russas eliminaram centros de inteligência e de treinamento de sabotadores ucranianos, todos os alvos predeterminados foram atingidos.
Na direção de Kherson, mais de 80 militares ucranianos foram eliminados em confrontos com as tropas russas.
Por sua vez, no sul de Donetsk as forças ucranianas perderam mais de 180 combatentes, entre mortos e feridos, além de três blindados e um obuseiro D-20.
Um depósito de munições da 38ª Brigada de Fuzileiros da Ucrânia também foi destruído pelas forças russas em Donetsk.
Enquanto isso, em Zaporozhie as forças russas eliminaram até 55 combatentes ucranianos e um equipamento M119 americano.
Ainda em Donetsk, quatro postos de comando, incluindo das 67ª e 110ª brigadas mecanizadas da Ucrânia, bem como das 100ª e 112ª brigadas de defesa territorial ucranianas, foram destruídos.
Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram cinco foguetes de lançadores Himars e 27 drones ucranianos.
No total, durante a realização da operação militar especial foram destruídos 472 aviões militares, 249 helicópteros, 6.865 veículos aéreos não tripulados, 437 sistemas de defesa antiaérea, 11.931 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.151 lançadores múltiplos de foguetes, 6.426 peças de artilharia de campanha e morteiros e 13.121 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Rússia começa exercícios de apoio da Rota Marítima do Norte (VÍDEO)
A Rússia iniciou manobras navais nos mares do Extremo Leste do país, que contam com a participação de 10.000 militares, além de aeronaves e veículos militares.
A Frota do Pacífico da Rússia está realizando o exercício Finval 2023 no nordeste da Rússia, informou nesta segunda-feira (18) o Ministério da Defesa russo.
“No nordeste da Rússia, um exercício de defesa da Rota Marítima do Norte está sendo realizado sob a liderança do comandante em chefe da Marinha” Nikolai Yevmenov, anunciou o ministério.
Os exercícios táticos são realizados nos mares de Chukotka e de Bering, e também na península de Chukotka. Eles envolvem cerca de 10.000 militares e mais de 50 equipamentos, incluindo navios de superfície e embarcações de apoio, submarinos, aeronaves e helicópteros da aviação naval, sistemas de mísseis costeiros Bal e Bastion, e também veículos blindados de rodas e esteiras com alta capacidade de manobra em qualquer terreno.
“Todos os episódios do exercício são de natureza defensiva e foram projetados para melhorar o treinamento de forças e tropas para ações nas fronteiras do nordeste da Rússia”, disse o Ministério da Defesa.
As Forças Armadas da Rússia estão praticando a defesa antiaérea, a defesa antissubmarina e a defesa antiaterrissagem, marchando em veículos pelo terreno ártico e participando de exercícios de disparo de mísseis e artilharia.
O primeiro exercício foi uma tentativa de atingir um grupo de navios na parte nordeste do mar de Bering. Ataques com mísseis foram praticados por tripulações do cruzador de mísseis Varyag, pelo cruzador de mísseis submarino movido a energia nuclear Tomsk, e pelo sistema de mísseis costeiros Bastion.
Os exercícios incluíram ainda disparos de mísseis de cruzeiro Vulkan, Granit e Oniks contra alvos no mar de Bering, com os militares atingindo todos os alvos designados, referiu o órgão russo.
Sputnik