Tempo - Tutiempo.net

Global Times: EUA ‘usam Ucrânia como um peão’ e estão preocupados com relações russo-chinesas

EUA impede paz na Ucrânia

Os EUA estão usando a Ucrânia como um peão para enfraquecer a Rússia e controlar a Europa, aponta a mídia chinesa Global Times.

O artigo destaca que os Estados Unidos não estão apenas preocupados com o aprofundamento das relações russo-chinesas mas também denigrem constantemente a China e rejeitam a proposta de Pequim para negociações de paz.

“Isso mostra que Washington não quer paz, os EUA pretendem usar o conflito na Ucrânia para se envolver em um confronto de blocos e enfraquecer a Rússia”, comentou ao jornal o analista Zhang Hong.

Os autores apontam também que o Ocidente está encarando a visita do presidente chinês Jinping à Rússia através de “óculos escuros”, distorcendo a natureza das relações russo-chinesas.

“Alguns observadores chineses e russos acreditam que a questão é se os EUA e o Ocidente querem um mediador agora ou apenas querem que a crise da Ucrânia se prolongue o mais tempo possível, usando a Ucrânia como um peão para enfraquecer a Rússia e controlar a Europa, mantendo sua hegemonia no mundo”, apontam os autores do artigo.

Casa Branca consideraria ‘inaceitável’ qualquer cessar-fogo na Ucrânia após visita de Xi à Rússia

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS