Tempo - Tutiempo.net

Guerra obriga sírios comerem leão de zoológico de Ghouta

 

Uma imagem em que sírios cortam um leão tem sido compartilhada amplamente nas redes sociais. Para ativistas, a foto é uma prova de que o ambiente drástico da guerra já força os cidadãos famintos a matar animais do zoológico para sobreviver. A autenticidade da imagem ainda não foi confirmada, mas muitos relatam que o leão, do zoológico de Al-Qarya al-Shama, em Ghouta, foi morto para alimentar os homens que aparecem na foto. A imagem tem circulado como um exemplo do nível de desespero a que muitos chegaram na capital devastada pela guerra que se arrasta há quase três anos.

As circunstâncias exatas em torno da morte do animal são desconhecidas. Alguns relatos indicam que os homens tiraram a pele do animal para se aquecerem agora que as temperaturas começam a cair na Síria. Outros sugerem que o animal já estava morto. E há ainda quem diga que, como a palavra em árabe para leão é “Assad”, isso seria uma mensagem para o regime.

No mês passado, um grupo de clérigos sírios permitiu que os moradores de subúrbios sitiados comessem carne, geralmente proibida pela lei islâmica. Eles chamaram a medida de um pedido de ajuda ao mundo, e alertaram que os vivos seriam obrigados a comer os mortos se a situação continuasse se deteriorando.

O distrito de Ghouta foi sitiado pelo Exército sírio por seis meses, e moradores relatam escassez de alimentos e produtos básicos. A região está entre as áreas de Damasco afetadas pelo ataque com armas químicas em agosto.

Mais de cem pessoas morreram nos subúrbios orientais nesta sexta-feira (29), quando rebeldes sírios tentaram acabar com um mês de isolamento imposto pelas forças do regime. Ativistas de serviços humanitários locais e internacionais acusam as forças de segurança do ditador Bashar al-Assad de tentar matar os moradores de fome. O novo confronto vem no momento em que o think tank Oxford Research Group alerta que 11.420 crianças já foram mortas na guerra civil síria.

Fonte: Redação / O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS