Tempo - Tutiempo.net

Morre Hugo Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas, após mais de um ano e meio de luta contra o câncer.

A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV. Chávez estava internado em um hospital militar na capital, Caracas. Na véspera, um boletim médico pessimista havia relatado uma piora no seu estado de saúde.

O clima da população na capital, Caracas, inicialmente era de apreensão e silêncio, à espera dos próximos acontecimentos. Após o anúncio da morte, uma grande confusão tomou as ruas.

Com a morte de Chávez, A Constituição da Venezuela prevê a realização de novas eleições presidenciais no prazo de 30 dias.

Espera-se que o Tribunal Supremo de Justiça, principal corte do país, pronuncie-se sobre o que vai ocorrer em seguida.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que a morte de Chávez “deve encher de tristeza todos os latino-americanos”.

Os presidentes do Uruguai, Jose Mujica, e da Bolívia, Evo Morales, aliados de Chávez, anunciaram que estão viajando para Caracas nas próximas horas.

Após o anúncio da morte de Chávez, o presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou nota dizendo que deseja um “novo relacionamento” construtivo com a Venezuela, rival aberta dos norte-americanos durante os governos de Chávez.

Fonte: Redação / G1

OUTRAS NOTÍCIAS