Tempo - Tutiempo.net

NSA espionou 60,5 milhões de ligações telefônicas na Espanha

O jornal “El Mundo” informou nesta segunda-feira (28), que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) espionou 60,5 milhões de ligações telefônicas na Espanha em apenas um mês, de acordo com documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. De acordo com a reportagem assinada pelo jornalista Glenn Greenwald, quem revelou o esquema de espionagem americano, a NSA vigiou chamadas telefônicas entre 10 de dezembro e 8 de janeiro.

 

A informação foi divulgada coincidindo com o fato de que o governo de Mariano Rajoy convocou o embaixador dos Estados Unidos em Madri, James Costos, para pedir explicações sobre a suposta espionagem dos EUA, após se saber que a NSA vigiou 35 líderes mundiais.

 

O governo da Espanha afirmou que não estava ciente de que seus cidadãos tinham sido espionados pela NSA. O monitoramento, segundo o diário, não incluía o conteúdo, mas o número de série dos aparelhos, o local da ligação, o número do telefone e a duração das chamadas. A agência espionava também informações pessoais por meio da internet, e-mail e redes sociais como Facebook e Twitter.

Fonte: Redação / O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS