Tempo - Tutiempo.net

Ofensiva ucraniana em diferentes frentes fracassa, diz MD russo

Nos últimos três dias, o regime de Kiev lançou sua ofensiva em diferentes frentes com concentração de grandes forças, afirmou o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

“Em três dias, o regime de Kiev lançou a tão prometida ofensiva em diferentes frentes, concentrando um grande número de equipamentos e militares”, declarou.

Shoigu afirmou que, em 4 de junho, o regime de Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco direções, contudo fracassou em todas elas.

“As tentativas de ofensiva foram frustradas, e o inimigo parado, os soldados e oficiais russos no campo de batalha mostraram coragem e heroísmo. Repito, os objetivos de nossos inimigos não foram alcançados, e sofreram perdas significativas e incomparáveis”, destacou.

De acordo com o MD russo, a tentativa do regime de Kiev resultou na morte de 300 militares ucranianos, bem como na eliminação de 16 tanques, 26 blindados e 14 carros.

Outra tentativa de Kiev foi em 5 de junho, enviando cinco brigadas em sete direções, porém suas ações foram frustradas, perdendo mais de 1.600 militares e oito tanques Leopard.

“No dia 5 de junho, o regime de Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em sete direções com cinco brigadas. Elas foram paradas, causando ainda mais perdas: mais de 1.600 militares, 28 tanques, sendo oito deles Leopard e três AMX-10, 136 equipamentos militares únicos, sendo 79 deles estrangeiros”, afirmou Shoigu.

Em três dias de combates, as forças ucranianas perderam até 3.715 militares, 52 tanques, 207 blindados, cinco aviões, dois helicópteros, 48 canhões de artilharia e 53 drones.

Shoigu ainda informou que, durante a ofensiva ucraniana, 71 militares russos foram mortos, e outros 210 ficaram feridos.

“Infelizmente, não deixamos de sofrer perdas. Durante a ofensiva do inimigo, 71 militares russos morreram e [outros] 210 ficaram feridos. [Foram] destruídos: 15 tanques, dez veículos de combate de infantaria, dois veículos e nove canhões”, observou.

Segundo Shoigu, os inimigos largaram suas unidades e equipamentos nas áreas da ofensiva, enfraquecendo suas posições na direção de Kherson.

O MD russo também informou que o inimigo partiu para a posição defensiva à margem direita do rio Dniepre.

Shoigu também afirmou que a danificação da barragem de Kakhovka foi um ato de sabotagem do regime de Kiev.

“Para fugir das ações ofensivas do Exército russo no front, o regime de Kiev realizou uma sabotagem, ou melhor, um ato terrorista, que causou a inundação significativa do território, que terá sérias e longas consequências ecológicas”, afirmou Shoigu.

OUTRAS NOTÍCIAS