Tempo - Tutiempo.net

Oscar Pistorius nega em tribunal que tenha matado namorada

O campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius se declarou nesta segunda-feira (3) “não culpado” do assassinato de sua namorada Reeva Steenlamp em fevereiro de 2013, no início de seu julgamento em Pretória.

 

No começo do julgamento, que durará cerca de três semanas e que será transmitido pela televisão, o promotor Gerrie Nel acusou o atleta de “matar intencionalmente e ilicitamente” a namorada no Dia dos Namorados do ano passado. Segundo as agências internacionais de notícias, todo o processo deve levar ao menos um ano.    

 

Ao ser perguntado pela juíza Thokozile Massina como se considerava, Pistorius respondeu: “não culpado, senhora”.
Também disse não ser culpado de outras acusações contra ele, como posse e uso de armas ilegais.

Vestido com um terno preto, gravata preta e camisa branca, Pistorius parecia nervoso ao entrar cabisbaixo na sala onde a audiência seria realizada.

Até o dia 20 de março, o tribunal deverá esclarecer a questão fundamental sobre se o atleta assassinou a namorada a sangue frio, como sustenta a promotoria, ou se disparou ao tê-la confundido com um intruso, como afirma a defesa.

O drama ocorreu sem testemunhas, na luxuosa residência de Pistorius, em um complexo de alta segurança de Pretória cercado por muros e vigiado por guardas.

Pistorius afirma que estava na varanda de seu quarto quando ouviu um ruído no banheiro. Então, segundo ele, pensou que um ladrão havia entrado pela janela do banheiro e, em pânico, disparou sem pensar duas vezes, sem verificar se Reeva continuava na cama.

Também em sua defesa, o atleta disse há um ano em uma audiência preliminar que seu relacionamento com Reeva Steenkamp era excelente e que estavam muito apaixonados

Aos 27 anos, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão se for considerado culpado de assassinato.

 

 

Fonte: Redação/ G1/ Fotos: G1 e Web

OUTRAS NOTÍCIAS