Tempo - Tutiempo.net

OTAN não está preparada para confronto com a Rússia, não é opção para governo Biden

Rússia amplia domínio na Ucrânia

A estratégia de segurança nacional dos EUA recentemente revelada refere-se à China como o “desafio geopolítico mais importante” para a América, enquanto a Rússia é denominada de “uma ameaça imediata e contínua à ordem de segurança regional na Europa”.

Rússia e a China devem ficar de olhar atento na nova estratégia de segurança nacional dos EUA, respondendo com cuidado e sistematica mente a todos os desafios, disse à Sputnik Zhou Rong, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Financeiros de Chongyang na China.

Ele disse que Washington insiste em conter Pequim e Moscou porque a Casa Branca acredita que a China e Rússia representam uma séria ameaça à ordem mundial liderada pelos EUA.

“Os EUA consideram as legítimas preocupações de segurança da Rússia como ameaças e desafios à esfera de influência dos EUA na Europa, enquanto o conflito russo-ucraniano é visto como um prelúdio para um conflito direto entre os EUA e a Rússia”, observou o especialista.

Na mesma linha, acrescentou Zhou, os EUA “não podem aceitar a ascensão estratégica da China e ver Pequim ultrapassar Washington em tecnologia e poderio em geral no futuro próximo”.

O especialista deixou claro que manter um olhar atento na nova estratégia de segurança dos EUA não significa que a Rússia e a China devam ter medo dela.

“Deve haver firmeza e prudência, mas sem pressa e impaciência. É necessário lutar, mostrando sagacidade e resistência”, notou Zhou.

Referindo-se à operação especial russa na Ucrânia Zhou disse que “tanto os EUA quanto seus aliados da OTAN estavam cansados da guerra”, acrescentando que “um confronto militar direto com a Rússia não é uma opção política para o governo de Biden”.

Panorama internacional
Especialistas ocidentais passaram anos alertando que adesão da Ucrânia à OTAN seria uma má ideia

“OTAN não se tem preparado para um confronto militar direto com a Rússia e nem vai fazê-lo. Bruxelas simplesmente espera que o conflito entre Moscou e Kiev vá enfraquecer muito a Rússia”, conclui especialista chinês.

Recentemente, o jornal Global Times relatou que o anúncio do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, sobre a realização de exercícios com armas nucleares serve apenas para demonstrar o temor dos países da aliança.

A Rússia já afirmou que se sentir ameaçada na sua integridade, usará de todas armas necessárias para eliminar tal ameaça. o poderio militar e nuclear da Rússia é muito maior do que se imagina.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS