Tempo - Tutiempo.net

Putin ameaça revidar se Reino Unido entregar à Ucrânia munição de urânio empobrecido

Munição de urânio empobrecido

O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou nesta terça-feira (21) “responder”, se Londres fornecer à Ucrânia munições carregadas com urânio empobrecido, após declarações nesse sentido de uma autoridade britânica.

“Hoje soubemos que o Reino Unido anunciou não apenas a entrega de tanques à Ucrânia, mas também projéteis com urânio empobrecido. Se isso acontecer, a Rússia se verá obrigada a responder”, disse Putin.

O que é urânio empobrecido

O urânio empobrecido é um subproduto do processo de enriquecimento do urânio natural para obter o isótopo 235 U, que é usado em reatores e armas nucleares.

Ele é composto principalmente pelo isótopo 238 U, que é de difícil fissão (quebra de um núcleo de átomo) e menos radioativo que o urânio natural. O material tem alta densidade e resistência, por isso é empregado para fins militares.

As armas que usam urânio empobrecido são projéteis ou munições que contêm esse metal em sua ponta ou núcleo.

Essas armas são capazes de perfurar blindagens e estruturas de aço com facilidade, pois se inflamam ao entrar em contato com o ar e liberam fragmentos de urânio empobrecido no ambiente.

Essas armas são controversas por causa dos possíveis efeitos nocivos da exposição à radiação e à toxicidade do urânio empobrecido para a saúde humana e o meio ambiente.

Sputnik

A resposta russa será imediata, o clima de conflito mundial se materializa, A Rússia também possui munição com urânio empobrecido além de vasto arsenal de armas nucleares táticas.

A Rússia já confirmou que está pronta para usar armas nucleares para defender seu território, aumentando o temor de que ele use na Ucrânia dispositivos nucleares “táticos” ou de pequena escala.

Armas nucleares táticas são compostas por pequenas ogivas e sistemas de lançamento para uso no campo de batalha ou para ataques limitados.

São projetadas para destruir alvos inimigos em uma área específica sem causar uma dispersão de radioatividade generalizada.

No entanto seu poder de destruição é imenso. O fornecimento pelo Reino Unido de munição com urânio empobrecido, poderá ser o gatilho para o uso dos artefatos nucleares táticos. Que também pode ser o gatilho de um conflito generalizado.

O ditado popular diz: “menino que brinca com fogo mija na cama”.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS