Tempo - Tutiempo.net

Putin: tudo o que acontece na Ucrânia é questão de vida ou de morte para a Rússia

Putin concede mais uma entrevista e confirma posição em relação a UCRÂNIA

O presidente russo se pronunciou sobre o conflito ucraniano e a recente entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson, explicando que há partes que serão difíceis de entender pelos norte-americanos.

Tudo o que está acontecendo na Ucrânia é uma questão de vida ou de morte para a Rússia, é o destino do país, disse no domingo (18) Vladimir Putin, presidente russo, em resposta a uma pergunta sobre a parte histórica de sua recente entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson.

“Acho que para nós mesmos, e ainda mais para os ouvintes e espectadores no exterior, é importante entender o curso de nossos pensamentos, entender nossa condição, entender o quão sensível e importante é para nosso país tudo o que está acontecendo na Ucrânia.

Para eles, é um aprimoramento de sua posição tática, mas, para nós, é o nosso destino, é uma questão de vida ou de morte”, disse Putin em uma entrevista ao jornalista Pavel Zarubin.

“Eu queria que as pessoas que vão ouvir [a entrevista] entendessem isso. Se eles conseguiram ou não, não cabe a mim julgar”, acrescentou o mandatário russo.

Segundo ele, as raízes do Estado russo são profundas, e o período do começo que escolheu, no ano 862, antecede em muito os “300 e poucos anos” dos Estados Unidos.

‘É bom que ouçam o que eu digo’, diz Putin sobre a reação do Ocidente à entrevista a Tucker Carlson

Ele também observou que a teoria normanda sobre a origem do Estado russo, segundo a qual a Rus de Kiev foi fundada por colonos nórdicos e não eslavos, é apenas uma teoria, e que o cientista e historiador russo Mikhail Lomonosov, em particular, a criticou ainda no século XVIII.

“Ele provavelmente está certo de que, de fato, a origem do Estado russo começou antes, porque, mesmo se nos ativermos à teoria normanda, se os moradores de Novgorod convidaram Rurik [figura fundadora da Rússia] para ser árbitro e defensor externo, então Novgorod já existia e tiveram a possibilidade de convidá-lo”, observou Putin.

A entrevista de Putin com Carlson foi emitida na noite de 9 de fevereiro. Uma parte significativa da conversa de duas horas foi dedicada ao conflito na Ucrânia e às relações da Rússia com os Estados Unidos, a OTAN e o Ocidente em geral.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS