Tempo - Tutiempo.net

Sobe para 4.651 número de palestinos mortos em Gaza pelo exército israelense; 40% são crianças

Uma menina palestina reage após os ataques israelenses, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza

O Ministério da Saúde palestino comunicou que o número de vítimas fatais na Faixa de Gaza aumentou para 4.651 pessoas, incluindo 40% de crianças.

Outras 14.245 pessoas sofreram ferimentos, sendo 70% delas crianças e mulheres, de acordo com as informações do ministério. Hoje, no 16º dia do conflito, o total de óbitos, que inclui 1.406 israelenses, ultrapassou 6 mil vítimas fatais.

Além dos ataques aéreos, a população em Gaza enfrenta um bloqueio israelense que impede a entrada de água, alimentos, combustíveis e suprimentos médicos na região. Neste domingo (22), o segundo comboio de assistência humanitária, composto por 17 caminhões, recebeu autorização para atravessar a fronteira de Rafah, no Egito.

As preocupações sobre o risco de a guerra Israel-Hamas se transformar num conflito mais amplo no Médio Oriente aumentaram no domingo, com os EUA a enviarem mais meios militares para a região, enquanto Israel atacava Gaza durante a noite e atingia apoiantes do Hamas no Líbano e na Síria.

O Ministério da Saúde de Gaza disse que 266 palestinos, incluindo 117 crianças, foram mortos por ataques aéreos israelenses nas últimas 24 horas no enclave, ao qual Israel colocou “cerco total” após uma infiltração em massa mortal em Israel por homens armados do Hamas em 7 de outubro.

Na vizinha Síria – onde o Irã, o principal apoiante regional do Hamas, tem presença militar – mísseis israelitas atingiram os aeroportos internacionais de Damasco e Aleppo na manhã de domingo, colocando ambos fora de serviço e matando dois trabalhadores, informou a mídia estatal síria.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS