Tempo - Tutiempo.net

Suécia eleva prontidão de combate por causa de tensão em torno da Ucrânia, informa Estado-Maior

Marinha da Suécia reforça armada no Mar Baltico

A Suécia aumentou o nível de prontidão de combate de suas Forças Armadas devido ao aumento das tensões em torno da Ucrânia, informou o chefe do Estado-Maior do país, Micael Byden.

“Agora, toda a atenção da Europa e dos Estados Unidos está concentrada na Ucrânia e na Rússia, e essa situação é perturbadora. Sinto-me responsável por proteger o nosso país”, disse o comandante militar em entrevista ao jornal Dagens Nyheter.

De acordo com palavras do alto comando militar, todos os ajustes efetuados preveem o fortalecimento das Forças Armadas na ilha de Gotlândia e no mar Báltico.

Byden enfatizou que os soldados suecos não ficam de braços cruzados e estão prontos para reagir muito rápido a uma situação na proximidade direta das fronteiras.

Panorama internacional

EUA cogitam dar dados de inteligência à Ucrânia que poderiam ser usados contra Rússia

Ultimamente, Kiev e as mídias ocidentais acusam regularmente a Rússia de “planejar uma invasão” da Ucrânia. Todas as denúncias são negadas por Moscou, que ressalta que a Rússia não está ameaçando ninguém e que o deslocamento de suas tropas em seu próprio território não deve preocupar ninguém.

Sputnik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS