TURQUIA ABATE AVIÃO RUSSO E OTAN CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

Avião Russo derrubado pela Turquia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convocou hoje (24) uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, anunciou um representante da aliança. O motivo da reunião de emergência é a queda do avião russo Su-24, derrubado pela Turquia, na Síria. O Conselho do Atlântico Norte é a mais alta instância política da aliança e a reunião será com embaixadores da organização.

“A reunião do Conselho do Atlântico Norte será realizada nesta terça-feira, às 17h (14h, no horário de Brasília), a pedido da Turquia” – disse o porta-voz, destacando que “até o momento não foi previsto nenhum evento para a imprensa”.

O avião russo Su-24 foi derrubado na manhã de hoje na Síria, próximo à fronteira com a Turquia. O lado turco afirma que a aeronave violou o espaço aéreo de seu país e que foi avisada antes de ser derrubada.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, garantiu ter provas objetivas de que o avião não violou o espaço aéreo turco e realizava voo estritamente sobre o território sírio.

O caso foi tratado como uma “provocação internacional” pelo Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo). Enquanto isso, o Kremlin pediu para que não fossem feitas suposições prematuras antes de uma apuração mais completa dos fatos.

Agência Sputinik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS