Tempo - Tutiempo.net

Zelensky caminha na corda bamba, já que Ucrânia não terá pausa operacional no inverno

Biden que se livrar dsse Zelensky

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky cancelou inesperadamente a sua aparição através de videoconferência em uma reunião secreta do Senado dos EUA. O que o soluço de última hora diz sobre a situação nos círculos de poder da Ucrânia?

Era esperado que Zelensky informasse os congressistas norte-americanos sobre os últimos desenvolvimentos no terreno na Ucrânia e os exortasse a desembolsar mais de US$ 60 bilhões (cerca de R$ 293,6 bilhões) para a Ucrânia.

No mesmo dia, o Senado dos EUA não conseguiu votar um projeto de lei de ajuda à Ucrânia porque os democratas rejeitaram as reformas fronteiriças do Partido Republicano.

Em resposta, os republicanos deixaram claro que não vão apoiar qualquer assistência adicional a Kiev, a menos que medidas fronteiriças sejam incluídas na legislação. Entretanto, o atual pacote militar da Ucrânia está quase esgotado.

Há também rumores na imprensa ocidental de que os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) querem que Zelensky mantenha as conversações ou congele o conflito ao longo da linha de contato.

Será que Kiev seria forçada a fazer uma pausa durante o inverno (Hemisfério Norte)?

“Bem, o que não veremos é uma pausa”, disse o ex-oficial de inteligência da Marinha dos EUA e inspetor de armas da ONU, Scott Ritter, à Sputnik.

“Quero dizer, os ucranianos e até mesmo o Ocidente coletivo estão lançando termos como: ‘Você sabe, é um conflito congelado. Nós lutamos contra eles até um impasse.’

Não, não é um conflito congelado e eles não paralisaram os russos. No inverno passado, você sabe, os ucranianos tiveram sua vitória em Carcóvia e Kherson.

Os russos estavam consolidando suas defesas, mobilizaram 300.000 homens e eles estavam construindo as defesas. E então houve uma pausa que permitiu ao comandante em chefe ucraniano, general Valery] Zaluzhny planejar uma operação.

Eles tiveram o luxo de ter tempo para construir as nove, acho que na verdade construíram 12 brigadas, eles as equiparam, as prepararam para esta contraofensiva etc.”

Panorama internacional
‘Por um fio’: não há mais garantias de apoio de longo prazo dos EUA à Ucrânia, alerta TV americana

“Neste momento, temos uma situação em que os russos estão prontos.

Esses 300 mil estão totalmente treinados. A maioria deles não foi comprometida com o campo de batalha. Além disso, mais de 450 mil voluntários e soldados contratados foram absorvidos.

Os russos estão em força total com todo o equipamento, todos os recursos.

Não haverá pausa operacional. Os ucranianos, por outro lado, não têm nada que substitua o que está acontecendo. Eles agora estão literalmente agarrando adolescentes e mulheres grávidas e os colocando no campo de batalha para preencher os buracos nas linhas de frente.

Não há nada para trás e o Ocidente está sem dinheiro. Não há equipamento.

Os russos não vão apertar o botão de pausa para dar à Ucrânia uma chance de recuperar o fôlego. Todo o propósito da abordagem da Rússia tem sido oprimir os ucranianos até a exaustão. E agora estamos lá.”

Entretanto, parece que o governo de Kiev se encontra em uma situação difícil: precisa desesperadamente da ajuda ocidental, que é diminuída ou adiada; Zelensky está em desacordo com os militares ucranianos; e o povo ucraniano está perdendo cada vez mais a confiança no seu presidente.

Por outro lado, tanto os EUA como a União Europeia (UE) estão se preparando para eleições no próximo ano, o que exige uma mudança de foco nas necessidades internas.

Para complicar ainda mais a situação, Israel está determinado a prosseguir com a sua guerra em Gaza, apesar dos crescentes protestos no mundo árabe e da ansiedade dos seus parceiros ocidentais com relação às baixas civis que se acumulam no enclave.

No entanto, ninguém vai dar uma pausa à Ucrânia, segundo Ritter. Embora Moscou tenha repetidamente deixado claro que está aberta a negociações de paz construtivas, a ausência da iniciativa de Kiev significaria o prolongamento do conflito, acredita o ex-oficial da Marinha.

“Veremos cada vez mais a eliminação da coesão no campo de batalha à medida que os ucranianos recuarem, à medida que buracos forem abertos em suas fileiras.

Os ucranianos serão, creio eu, em um período muito curto de tempo, obrigados a fazer uma retirada precipitada para posições mais defensivas.

E isso em si é uma manobra militar muito difícil, que a Rússia poderia explorar. Você sabe, se eles estiverem preparados para empurrá-los ainda mais para trás, mas este inverno será um inverno de morte continuada e de destruição para os ucranianos.

E os russos continuarão a pisar fundo e a pressionar os ucranianos. A meta e o objetivo da Rússia é a desmilitarização. A desmilitarização poderia ter sido feita de forma pacífica. No momento, está sendo feita de forma violenta. E isso significa a destruição absoluta dos militares ucranianos. E isso vai acontecer neste inverno. Eles serão destruídos em sua totalidade.”

O inverso será a derrota definitiva da Ucrânia e eliminação do seu Exército.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS