Tempo - Tutiempo.net

Líder do governo, Randolfe endurece o tom e diz que Campos Neto pode ser demitido do Banco Central

Senador Randolfe Rodrigues

Líder do governo Lula (PT) no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (sem-partido-AP) endureceu o tom em postagem no Twitter nesta sexta-feira (16) e cobrou que o Senado aja em relação ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O governo trava desde o início do ano um embate com o Banco Central em razão da elevadíssima taxa de juros praticada no Brasil, atualmente em 13,75% ao ano.

O debate ganhou ainda mais força diante dos recentes dados positivos da economia brasileira, principalmente da inflação, que tem tendência de queda. “A economia começa a decolar: crescimento do PIB acima do esperado; inflação em declínio; dólar em baixa; juros futuros em queda e desemprego reduzindo.

Resta remover o entulho da taxa básica de juros estratosférica de Roberto Campos Neto”, declarou Randolfe.

Na sequência, o senador lembra que a lei de autonomia do Banco Central delimita que, além do controle da inflação, a autarquia tem como compromisso fundamental a promoção do pleno emprego – objetivo que tem sido deixado de lado pela administração Campos Neto.

Randolfe, então, cobrou que o Senado tome providências para demitir o presidente do BC.

“Importante destacar que a Lei da autonomia do Banco Central prevê a promoção do pleno emprego e também que o presidente do BACEN [Banco Central] poderá ser exonerado quando apresentar comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da Instituição.

O Senado da República precisa agir! Não dá para acelerar a economia com o freio de mão puxado por essa taxa de juros exorbitante! Quem está sendo prejudicado é o povo”.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (15) que, se dependesse da vontade do governo federal, Campos Neto já teria sido substituído.

“Na verdade, se o Senado observar, o presidente do BC já teria sido demitido de sua função. Entre as suas funções está a inflação, mas também o emprego. Não me lembro de nenhuma ata ver o tema emprego sendo abordado. Ou seja, ele não está cumprindo suas obrigações. Já teria motivo para ser demitido. Troca”.

Agência Senado

OUTRAS NOTÍCIAS