Tempo - Tutiempo.net

Projeto de Lei propõe que mulheres consultem registros criminais de parceiros

Projeto de Lei propõe que mulheres consultem registros criminais de parceiros

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal propõe que mulheres possam consultar os antecedentes e apontamentos criminais de terceiros, exclusivamente para crimes tipificados na Lei Maria da Penha (violência e ameaça contra a pessoa) através de uma plataforma digital intitulada “Conheça seu par”.

A proposta, de autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB), tem por objetivo ajudar as mulheres a se protegerem da violência, facilitando o acesso a esse tipo de informação sobre o parceiro como política de prevenção ao feminicídio.

Atualmente, já é possível consultar os antecedentes criminais de terceiros nos sites dos tribunais de Justiça e da Polícia Civil de cada estado, e no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Contudo, os resultados só aparecem quando o caso está tramitando na Justiça, o que impede o acesso a Boletins de Ocorrência, por exemplo. Um dos principais pontos do PL é a consolidação dos dados em uma única plataforma, de fácil acesso.

O texto também prevê que as instituições públicas e privadas de atenção à mulher e os órgãos de execução da política de proteção e promoção dos direitos da mulher devem incentivar a pesquisa, divulgar o site e outros locais de consulta sobre antecedentes criminais de terceiros.

“Para além de oferecer o espaço de consulta, é preciso fazer uma ampla campanha de divulgação para que elas saibam dessa possibilidade”, disse a vereadora Doutora Jane à Câmara do Distrito Federal.

WilsonDias

OUTRAS NOTÍCIAS