Tempo - Tutiempo.net

Experiências das feiras literárias da Bahia são apresentadas durante evento em Cuba

A BAHIA PARTICIPA DA FEIRA INTEFRNACIONAL DO LIVRO EM HAVANA

As experiências das feiras e festas literárias baianas apoiadas pelo Governo do Estado estão sendo apresentadas na 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH) – 2024, iniciada nesta quinta-feira (15) e que segue até 25 de fevereiro, em Cuba.

A Bahia conta com mais de 50 feiras e festas literárias apoiadas através das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Cultura (Secult), que visam o fomento à leitura e o protagonismo estudantil.

Esses eventos literários servem de vitrine para que os estudantes da rede estadual possam mostrar os seus talentos e suas habilidades, por meio das apresentações de suas produções literárias, artísticas e culturais.

O ouvidor da SEC, Jocivaldo do Anjos, que também é escritor e atua como Conselheiro da Educação na Comissão Especial de Educação Literária e no Programa Estadual do Livro e da Leitura, está representando a Bahia na feira.

Segundo ele, o Governo da Bahia tem se esforçado para a internacionalização das feiras literárias e todos os seus componentes, como escritores, livros e editoras.

“Esta feira é mais uma possibilidade que temos de apresentar o ineditismo que a Bahia tem no campo dos eventos literários. Vamos apresentar o que a Bahia tem feito para encantar o mundo cada vez mais, com a energia e a beleza do povo baiano, no caso aqui representados pela literatura baiana”, afirma Jocivaldo.

Com o tema “Ler é construir identidade”,  a Feira Internacional do Livro de Havana tem o objetivo de promover a leitura como uma das principais atividades para a formação da consciência individual e coletiva e do pensamento crítico autêntico.

A programação do evento inclui uma variedade de espaços associados à literatura e ao conhecimento, entre os quais se destacam o Salão Profissional do Livro, onde decorrerão a Oficina Nacional do Livreiro e o Encontro de Editores e Tradutores Literários.

Além disso, acontecerá o evento de Publicações Seriais e Mídia Digital; o Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América; e o Encontro de Promotores de Poesia.

Feiras baianas

Dentre as feiras e festas literárias apoiadas pelo Governo da Bahia, se destacam a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica); Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô); Feira literária internacional de Antônio Cardoso (Fliac); Feira Literária de Rio Real; Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (Flicar); Feira Literária Internacional de Canudos (Flican); Feira Literária de Pintadas (Flipi); Festa Literária de Ilhéus (FLI); Feira Literária de Teixeira de Freitas (Flitef); Feira Literária de Irecê (Flirecê); Feira literária de Itacaré (Flicaré); Feira Literárias de Vitória da Conquista (FliConquista); Feira Literária de Miguel Calmon (Flicalmon); Festa Literária de Uauá (Fliu); Festa Literária de Lençóis (Flilençóis); e Festa Literária de Ribeira do Pombal (Flipombal).

Com informações da SEC

OUTRAS NOTÍCIAS