‘Mona Lisa nua’ poderia ser obra de Leonardo da Vinci

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
"Mona Lisa Nua" na França © AFP 2019 / MICHEL URTADO / RMN-GRAND PALAIS DOMAINE DE CHANTILLY

Um desenho a carvão preparado para a pintura de uma mulher seminua possui uma surpreendente semelhança com a famosa Mona Lisa.

A imagem conhecida como “A Monna Vanna” ou “A Gioconda nua”, que possui uma surpreendente semelhança com a famosa Mona Lisa, foi realizada no estúdio de Leonardo da Vinci e poderia ser obra do próprio maestro, segundo diversos especialistas franceses.

Este desenho a carvão é um esboço para uma pintura de uma mulher seminua que está localizado no museu Condé na França e havia sido atribuído durante muito tempo ao estudo do pintor renascentista.

“Há uma grande possibilidade de que Leonardo tenha realizado a maior parte da imagem”, indicou Mathieu Deldicque, curador do museu Condé .

Mathieu Deldicque promoveu uma investigação por vários meses realizada por historiadores e cientistas no laboratório C2RMF sob a supervisão do Louvre de Paris, museu que possui a maior coleção de obras do florentino.

A imagem se destaca pela “grande qualidade” e foi realizada “por um grande artista”, além de ser “quase certo” um esboço para uma pintura a óleo que conta com as mãos e corpo quase idêntico aos de Mona Lisa.

Exames com microscópio demonstraram que a imagem foi desenhada a partir da parte superior esquerda até a parte inferior direita, o que indica que o autor da obra era canhoto, assim como Leonardo.

Além disso, o desenho foi realizado com a técnica do desaparecido, muito apreciada pelo célebre artista, não sendo uma simples cópia de um original perdido.

Contudo, Deldicque insistiu na necessidade de serem prudentes, “sérios e científicos” antes de concluir sobre a autoria da obra.

Ainda que a qualidade do desenho demonstre que foi um trabalho excepcional, os especialistas não podem estar “absolutamente seguros” de que a obra seja de da Vinci.

Sputinik

OUTRAS NOTÍCIAS