Tempo - Tutiempo.net

Será mesmo que todo baiano é preguiçoso?

 

Quem nunca viu circular pelas redes sociais, meios de comunicação, mensagens como essas? E em momento algum se questionou, da onde surgiu essa brincadeira de mal gosto?

Já não é novidade para baiano nenhum que, o adjetivo de preguiçoso tornou- se identidade cultural, certos baianos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil tomam até como elogio. Porém, nunca pergunta- se como surgiu esse Mito de que todo baiano é preguiçoso.

E foi através desse questionamento que a antropóloga baiana Elisete Zanlorenzi, defende sua tese  de pela Universidade de são Paulo (USP) O mito da preguiça baiana, a origem desse estereótipo equivocado.

De acordo com a autora, essa aversão ao trabalho foi engendrada pela elite baiana com o intuito de depreciar os negros no período da escravidão. A obra traz que, a forma como os baianos são vistos, não tem fundamento algum na realidade, pelo contrário os que mais trabalham são os baianos, contudo, lembra que o trabalho não precisa se opor ao lazer. Ratifica a autora.

A tese da professora Elisete, foi defendida em 1998, entretanto, só agora será publicada na forma de livro, com lançamento programado para o final do ano.Dissipando o paradigma, que não tem a ver com os que lutam até hoje para livrar-se desse fardo.

 

Fonte: Fonte: Harlene Teixeira/ Revista FAPESP.

OUTRAS NOTÍCIAS