Tempo - Tutiempo.net

Com intensa agenda de encontros bilaterais, Lula chega ao Japão para cúpula do G7

Lula chega ao Japão para o G7

O presidente Lula da Silva desembarcou na noite de quinta-feira (18) em Hiroshima, para participar da reunião de alto nível do Grupo dos Sete, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Segundo o Palácio do Planalto, o mandatário tem pelo menos sete encontros bilaterais confirmados com altos convidados da cúpula durante sua viagem.

Hoje, sexta-feira (19), o presidente se reunirá com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese. Mais tarde, Lula vai se encontrar com o presidente temporário do G7 e anfitrião da cúpula, o premiê japonês Fumio Kishida.

A terceira reunião agendada para a sexta é com seu homólogo da Indonésia, Joko Widodo.

No sábado (20), o presidente Lula terá encontros bilaterais com o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

No domingo (21), estão programadas reuniões com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Além disso, Lula fará parte de três sessões de debate com participantes da cúpula: “Trabalhando Juntos para enfrentar múltiplas crises”,

“Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável” e “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”.

Também está previsto um encontro com empresários e financistas japoneses.

O presidente ainda deve participar de uma cerimônia de deposição de flores no Parque Memorial de Paz na cidade anfitriã do evento, para prestar homenagem às vítimas do bombardeio nuclear de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

A 49ª cúpula do G7 ocorre no Japão de 19 a 21 de maio, onde os convidados vão abordar assuntos como o conflito na Ucrânia, a dinâmica inflacionária nas principais economias do mundo e a tensão nuclear na Ásia.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS