Tempo - Tutiempo.net

Marinha do Brasil assume comando em força-tarefa na região do mar Vermelho

Marinha do Brasil comanda Força Tarefa no mar vermelho

A Marinha do Brasil lidera força-tarefa multinacional contra a pirataria na região do mar Vermelho e golfo de Áden, área sensível devido ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, bem como os ataques dos rebeldes houthis do Iêmen a navios mercantes e militares.

A Força-Tarefa Combinada 151 (CTF-151), sob comando das Forças Marítimas Combinadas (CMF), maior coalizão naval do mundo, tem o Brasil assumindo o comando pela terceira vez, conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo.

A situação atual é considerada mais tensa e perigosa do que em ocasiões anteriores, devido ao conflito entre houthis, Estados Unidos e aliados.

Economia britânica é mais afetada da Europa pelos ataques houthis no mar Vermelho, diz levantamento

O contra-almirante Antonio Braz de Souza, que recebeu o comando rotativo da força, destacou em entrevista ao jornal que a situação atual permite que as embarcações da CTF-151 defendam navios de seus países de ataques.

Além disso, crimes como tráfico de drogas, armas e seres humanos também são alvos.

Apesar de o Brasil não ter navios presentes na força-tarefa devido à transição da frota e foco renovado no Atlântico Sul, o comando da CTF-151 representa oportunidade de cooperação com outras marinhas, na visão de Souza.

Com informações da Marinha.

OUTRAS NOTÍCIAS