Tempo - Tutiempo.net

Nome de Dino para o STF ganha força e aliados de Lula querem indicação casada com a PGR

Lula e Flávio Dino

O nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), está ganhando força nos bastidores, segundo Andréia Sadi, do g1, como um dos principais candidatos à vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) devido à saída da ministra Rosa Weber, que ocorrerá em outubro.

Dentro do PT, há divergências quanto ao possível sucessor.

Alguns setores do partido estão defendendo abertamente a nomeação de Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União.

Outros, adotando uma abordagem mais pragmática, preferem Bruno Dantas, que também tem conexões com o MDB.

No entanto, o nome de Dino ganhou força devido a duas razões principais apoiadas por aliados de Lula.

A primeira é que a escolha pelo ministro pode influenciar também a escolha do procurador-geral da República (PGR) e promover a indicação de Antonio Carlos Bigonha para o cargo, em vez do também cotado Paulo Gustavo Gonet Branco.

Acredita-se que, se o ministro do STF for alguém que não conta com o apoio de figuras influentes como os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, Lula poderá compensar essa falta de apoio com a nomeação de Gonet.

Uma vez que Dino é bem visto por Gilmar Mendes e Moraes, o PT acredita que Lula não escolherá um PGR que fortaleça ainda mais esses dois ministros, abrindo caminho, então, para Bigonha.

A outra razão é que uma vez fora do Executivo, Dino não representará mais uma ‘ameaça’ à sucessão presidencial do PT no pós-Lula.

Se essa situação se concretizar, com Dino no STF e Bigonha como PGR, a vaga no Ministério da Justiça também se tornará objeto de disputa.

Nos bastidores, já estão sendo mencionados nomes como Jorge Messias, Marco Aurélio

Segundo fontes do Planalto, as decisões relacionadas à sucessão de Rosa Weber no STF só serão tomadas por Lula em outubro.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS