Tempo - Tutiempo.net

Para aliados de Bolsonaro, depoimento de Freire Gomes à PF foi o mais grave e caiu como uma bomba

BOLSONARO E O GEN. FREIRE GOMES

O depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes emergiu como um ponto crítico no inquérito que investiga supostas articulações golpistas envolvendo Jair Bolsonaro (PL).

Considerado pelos aliados do ex-mandatário como o “relato mais grave” até então, segundo Bela Megale, do jornal O Globo, o testemunho do general trouxe à tona detalhes perturbadores sobre encontros no Palácio da Alvorada, onde teriam sido discutidas medidas para impedir a posse do presidente Lula (PT) e consumar o golpe de Estado.

Freire Gomes descreveu sua participação em reuniões com Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, onde teria sido apresentada uma minuta golpista.

O ponto mais alarmante é a confirmação de que o próprio Bolsonaro teria proposto e discutido o conteúdo do documento, delineando estratégias que incluíam a possibilidade de uso de instrumentos jurídicos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio em relação ao processo eleitoral.

Para os conselheiros jurídicos de Bolsonaro, a tarefa de explicar esses encontros como inofensivos à democracia se mostra desafiadora.

A defesa atual se apoia na não assinatura de qualquer documento por parte de Bolsonaro, porém, tanto a Polícia Federal quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que mesmo conspirar contra o Estado Democrático já configura um crime.

O testemunho de Freire Gomes também colocou em xeque o papel de outros membros do governo anterior.

Ele apontou que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres teria oferecido assessoria jurídica sobre a viabilidade de um eventual decreto golpista. Além disso, implicou o ex-ministro da Defesa ao revelar que discutiu abertamente a minuta golpista com membros da alta cúpula militar.

Enquanto isso, a defesa de Walter Braga Netto, ex-ministro e ex-candidato a vice de Bolsonaro, interpretou o depoimento de Freire Gomes como positivo para o general, destacando que o ex-comandante não o mencionou diretamente em relação às reuniões golpistas.

Brasil

Mesmo assim a situação de Bolsonaro se complica cada vez mais e sua condenação em diversos processos é dada como certa. Se livrar da prisão é algo, no momento, inimaginável.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS