Tempo - Tutiempo.net

Pesquisa aponta que Brasil tem quatro dos dez melhores aeroportos do mundo, legado do governo Dilma

Aeroporto internacional de Recife o segundo melhor do mundo

A pesquisa anual realizada pela AirHelp, organização que representa passageiros e registra queixas relacionadas a cancelamentos, atrasos e perda de bagagem, identificou quatro aeroportos brasileiros entre os dez melhores do mundo.

Esta análise abrange mais de 4.000 aeroportos globais e considera fatores como pontualidade e avaliações dos passageiros sobre facilidades aeroportuárias, alimentação e opções de compras.

Os aeroportos de Recife, Brasília, Belém e Belo Horizonte estão inclusos nesta prestigiosa lista, segundo reportagem do Valor.

Os principais aeroportos brasileiros foram reformados pela ex-presidente Dilma Rousseff, como preparação para a Copa do Mundo de 2014, alvo de intensa sabotagem por parte da imprensa corporativa.

Segundo a AirHelp, o Aeroporto Internacional de Muscat, em Omã, foi considerado o melhor do mundo. O Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes e o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul, ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Enquanto isso, aeroportos de grandes centros metropolitanos como Atlanta, Heathrow em Londres e Charles de Gaulle em Paris não alcançaram posições elevadas, ficando respectivamente em 55º, 163º e 106º lugar.

A pesquisa, que reflete dados coletados de 1º de janeiro a 30 de setembro e baseia-se em respostas de mais de 15.800 passageiros, também revelou que apenas três aeroportos dos Estados Unidos figuraram entre os 50 melhores.

Estes são Minneapolis, Seattle e Detroit. No contexto europeu, apenas nove aeroportos foram incluídos nos Top 50, sendo o Aeroporto de Bilbao, na Espanha, o melhor colocado.

Tomando por base a lista dos dez melhores aeroportos, o Japão se destaca com três representantes. Por outro lado, a lista dos dez piores aeroportos inclui nomes como o Aeroporto Internacional Halim Perdanakusuma na Indonésia e o Aeroporto Internacional de Malta.

Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp, destacou a importância dos aeroportos na experiência de viagem, salientando que a responsabilidade não recai exclusivamente sobre as companhias aéreas.

Este estudo da AirHelp oferece uma perspectiva valiosa sobre a qualidade dos serviços aeroportuários em todo o mundo, ressaltando tanto os destaques positivos quanto os aspectos que necessitam de melhorias.

OUTRAS NOTÍCIAS