Tempo - Tutiempo.net

Fazendeiros baianos tramaram pelo WhatsApp e mataram mulher indígena

FAZENDEIROS NA BAHIA MATAM IRMÃ DE CACIQUE

A ação que terminou com a morte de uma indígena na Bahia no domingo (21) foi mobilizada por cerca de 200 fazendeiros em trocas de mensagens no WhatsApp.

As informações foram divulgadas pelo Ministério dos Povos Indígenas.

O ministério diz que o grupo tentou recuperar posse de propriedade sem decisão judicial. Segundo a pasta, uma fazenda na cidade de Potiraguá foi ocupada por indígenas no sábado (20).

Os ruralistas cercaram os indígenas com dezenas de caminhonetes. A ação para expulsá-los foi realizada pelo grupo autointitulado “Invasão Zero”, que disse no chamado no WhatsApp que faria uma ação “ordeira e pacífica”.

 A vítima foi Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó. Ela chegou sem vida à unidade básica de saúde do município de Potiraguá, segundo a secretária de saúde do município, Keila Teixeira.

O cacique Nailton Pataxó, irmão de Nega Pataxó, também foi baleado e encaminhado para cirurgia. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, ele foi atingido no rim e atendido no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga.

Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outros feridos também foram hospitalizados, mas não correm risco de morte.

Dois fazendeiros foram presos sob a suspeita de terem atirado, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). Eles portavam armas de fogo no momento da detenção.

“Os fazendeiros chegaram atirando. Na confusão, quem conseguiu fugiu. Meu filho e minha neta estão entre os que ainda não apareceram”, desabafou Manoel Muniz, irmão de Nega Pataxó e do cacique Nailton Pataxó.

As ações de violência armada tem se ampliado no país desde a liberação de compra e transporte em todo o país. Não se resolve mais nada via justiça, o argumento é na bala, quem tiver a unha maior sobe na parede.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS