Tempo - Tutiempo.net

PF prende quadrilha que movimentava mais de 10 bilhões!

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) uma grande operação para desarticular diversas quadrilhas que usavam um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo operações no mercado clandestino de câmbio. Dos 47 mandados de prisão (preventiva, temporária ou condução coercitiva expedidos) em seis Estados e no Distrito Federal, 24 tinham sido cumpridos até as 12h.

 

Também estão sendo cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, apreensão de patrimônio e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias. Carros de luxo, hotéis, relógios de marca e obras de arte já estão nas mãos da PF.

 

Entre os presos está o doleiro Alberto Youssef, de Londrina, norte do Paraná, que foi detido em um hotel no Maranhão. O hotel Blue Tree, propriedade dele em Londrina, foi sequestrado pela PF, que também realizou buscas em duas residências dele, em Londrina e em São Paulo. Na capital paulista está localizada a sede de uma empresa de Youssef, também alvo da operação.

 

Segundo a PF, que batizou a operação de “Lava-Jato” porque um dos envolvidos usava uma lavanderia e um posto de combustível como fachada, o esquema realizou movimentações atípicas que somam R$ 10 bilhões, lavando dinheiro para pessoas físicas e jurídicas ligadas a crimes como tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos, entre outros.

 

A PF informou que no caso das quadrilhas envolvidas com o tráfico internacional de drogas, as remessas ilegais eram utilizadas para comprar drogas fora do país.  

 

Os mandados de prisão foram emitidos pela Justiça Federal do Paraná. A operação envolve 400 policiais nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; São Paulo, Mairiporã, Votuporanga, Vinhedo, Assis e Indaiatuba, no Estado de São Paulo; em Brasília e em cidades-satélites no Distrito Federal; Porto Alegre (RS); Balneário Camboriú (SC); Rio de Janeiro (RJ); e Cuiabá (MT).

 

 

Fonte: Redação com informações do UOL/ Foto: Uol.

OUTRAS NOTÍCIAS