Tempo - Tutiempo.net

Ex-mulher afirmou que foi ameaçada de morte por Bolsonaro

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa de Bolsonaro

Ex-mulher do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, Ana Cristina Valle afirmou ao Itamaraty em 2011 que foi ameaçada de morte por ele, o que a levou a deixar o Brasil.

O relato consta de um telegrama reservado arquivado no órgão, ao qual a Folha teve acesso.

Na época Bolsonaro e Ana Cristina travavam uma disputa judicial no Rio de Janeiro sobre a guarda do filho do casal, então com cerca de 12 anos.

​“A senhora Ana Cristina Siqueira Valle disse ter deixado o Brasil há dois anos, ou seja em 2009, ‘por ter sido ameaçada de morte’ pelo pai do menor, [Bolsonaro].

Aduziu ela que tal acusação poderia motivar pedido de asilo político neste país, a [Noruega]”, diz o telegrama.

Em outro trecho do documento, Ana Cristina disse considerar que, ao procurá-la, o vice-consulado do Brasil na Noruega “estava agindo em nome do deputado federal Jair Bolsonaro”.

O mesmo telegrama havia sido liberado à Folha pela Lei de Acesso à Informação, porém com esses e outros trechos cobertos por tarja preta. Duas fontes ouvidas pela reportagem e o então embaixador, Carlos Henrique Cardim, que assina os textos, confirmaram a íntegra dos documentos.

Atualmente Ana Cristina, ex-servidora da Câmara Municipal de Resende (RJ), usa o sobrenome “Bolsonaro” e é candidata a deputada federal pelo Podemos.

Ela disse apoiar a candidatura do ex-marido ao Planalto e considerou “superado” o episódio na Noruega, apesar de ter admitido ter sido pressionada por ele à época.

Conforme a Folha revelou no domingo (23), Bolsonaro mobilizou o Itamaraty, em 2011, como deputado federal, para que o órgão intercedesse em seu favor depois que Ana Cristina viajou para a Noruega com o filho do casal.

Segundo o site do Itamaraty e resposta enviada à reportagem, o órgão não pode interferir em assuntos pessoais de brasileiros no exterior.

No entanto, em 2011 localizou e manteve contato com Ana Cristina a pedido de Bolsonaro.

Com informações do Itamaraty

 

OUTRAS NOTÍCIAS